domingo, 14 de setembro de 2008

Explicando os Ursos




Voce sabe MESMO o que é um Urso?
Por Edson

Muitos heterossexuais têm a falsa idéia que todos os gays são afeminados e todas as lésbicas são masculinizadas, ambos nos amaneiramentos ou no modo como se vestem.

E quando se trata do homossexual masculino, o mito é que estes são, naturalmente, jovens, com corpos esbeltos ou ligeiramente musculosos e lisos.

Mas há uma diferença enorme entre esta imagem heterossexual e realidade homossexual. Gays e lésbicas - assim como os heterossexuais - não foram todos feitos a partir do mesmo molde, portanto cada pessoa tem um modo único de ser e de se comportar.

Esta diferença entre mito e realidade se torna muito mais visível quando pensamos nos BEARS (ursos). Estes são “volumosos”, quase sempre peludos e que valorizam a masculinidade e o seu próprio “machismo”. Eles não são um grande foco para o estereótipo hétero dos jovens gays, mas são para aqueles que adoram bigodes, cavanhaques e barbas. Para os ursos, tamanho e rudeza são consideradas qualidades atraentes.

As origens do movimento

O movimento dos ursos ajudou a quebrar muitos dos velhos mitos velhos sobre os gays masculinos:

1. Não é verdade que ser gay é a mesma coisa que ser afeminado; a pessoa pode ser o homossexual e masculino;

2. O ideal de beleza não é o do jovem esbelto ou musculoso de corpo liso e vestido a rigor na mais recente moda, mas pode ser um homem áspero e forte vestido, talvez, em roupas de trabalho.

É óbvio o porquê de este grupo ter o urso como o seu exemplo, como seu bichinho de estimação - um animal corpulento, peludo, que é brincalhão e ao mesmo tempo, agressivo.

A algum tempo, estes homens começaram a se unir em grupos e clubes para compartilharam notícias do movimento crescente através de revistas, festas temáticas reuniões. Ninguém sabe a data exata ou o local em que começou o movimento ursino, mas alguns grupos e publicações começaram a aparecer nos anos 80, nos Estados Unidos. Rapidamente o movimento se espalhou e logo chegou a Europa e Austrália, para o bem daqueles que, se conhecendo como homossexuais, não se viam encaixados em nenhum dos grupos já existentes.

O movimento hoje

Hoje o movimento dos ursos atrai um grande número de partidários e há grupos com milhares de sócios ao longo do mundo (por exemplo, o Girth & Mirth). Também há muitas publicações (como a Revista BEAR, muito popular), sites na Internet (por exemplo, www.resourcesforbears.com e www.bearwww.com), e muitos eventos e festas especializadas.

O QUE É UM URSO?

HISTÓRIA DA ORIGEM DO MOVIMENTO BEAR

Obviamente sempre houve Homens Gays que usavam barba e bigode. Mais o que nos interessa aqui é ver quando surge a figura do “Urso” como uma identidade própria.


E isto não é algo completamente claro. Os primeiros registros da formação de um “Clube de Ursos” datam de 1966 em “Los Angeles”, Estados Unidos. Já na década de 1970, havia pessoas que se autodefiniam como “Ursos”. Se bem que os “Ursos” eram já conhecidos em Miami, quando em “San Francisco” o termo “Urso” não era conhecido antes de 1986.

Justamente esse é o ano em que, em geral, reconhece-se como o ano de nascimento do “Movimento Ursino”. Surgem os primeiros clubes de Ursos em 1987 em que um grupo de amigos começou a oferecer festas privativas para Ursos na área de San Francisco e uma revista especializada, chamada ”BEAR”, apareceu. Esse ano representou um verdadeiro ponto de inflexão, já que tanto a revista como a chegada dos serviços “On-Line” precursores da internet ampliaram o conceito e a consciência do “SER URSO” através de toda a comunidade gay.

Os Ursos representam um elo na continuidade histórica da figura do “Gay Másculo”. Os estudos de George Chauncey das sub-culturas Gay da cidade de New York, no principio do século XX, já mostravam, ao menos na classe trabalhadora, que existia a figura do “homem másculo que amava a outro homem másculo” - conhecidos na época como “Wolfes” (lobos). Nessa época, já era muito marcada a dicotomia entre o “lobo” e os “afeminados” (“Fairies”) - mesmo assim, ambos se misturavam.


CLASSIFICAÇÃO DE URSOS

BEAR / URSO: Homem Peludo, mais ou menos grande

A característica essencial de um Urso está nos seus pelos, na sua barba e no seu volume corporal: corpo grande e abundante de pêlos, tanto no seu corpo como no seu rosto.

Na maioria dos casos, seu corpo e sua presença física chama muito a atenção.


CUB / FILHOTE:
Homem Jovem Peludo, mais ou menos grande

Um Filhote é como seu próprio nome indica: um filhote de urso, um Ursinho, quer seja pela sua idade, que seja pelo seu tamanho ou, sobretudo, que seja pela sua atitude.

Geralmente são jovens com menos de 35 anos, mas que, indiscutivelmente, já tem características ursinas pelo seu volume corporal, pêlos e barba.


CHUBBY BEAR / GORDINHO PELUDO:
Homem Gordo Grande e Peludo

Um Chubby Bear/Gordinho Peludo possui as mesmas características que um urso, a única diferença está no sobrepeso. São pessoas peludas e gordinhas que possuem um sobrepeso considerável.


CHUBBY / GORDINHO:
Homem Grande/Gordo com pouco o nada de pelos corporais

Um Chubby ou Gordinho Liso é um tipo completamente diferente de qualquer urso e o único ponto de contato que tem com um urso seria o seu volume corporal.

Costumam ser completamente lisos e não possuem barba, nem bigode.

Eles estão organizados, assim como os ursos, e são conhecidos dentro da comunidade como “Girth and Mirth”.


POLAR BEAR / URSO POLAR:
Homem Maduro Peludo e de pelos Brancos

A característica essencial de um Urso Polar está nos seus pêlos brancos, o resto das características podem ser como as de um urso comum: corpo grande, abundante pêlos tanto no seu corpo como no seu rosto.
Chamam atenção pela sua experiência e idade.


DADDY / PAPAI:
Homem Maduro, Coroa; pode ou não ser um Urso

Os Daddies podem ou não ser ursos, podem ou não ser grisalhos, podem ou não ser peludos, mas, geralmente, tem barba ou grandes bigodes. Não á uma idade em particular que define um Daddy, mas geralmente são pessoas maiores de 50 anos.

O que define um Daddy é o seu ar protetor e seguro, pois possui uma forte e sedutora personalidade. São pessoas de quem você não trataria como um “Velhote”, mas, sim, como “Senhor”.


MUSCLE BEAR:
Urso Musculoso

Os Muscle Bears têm diferenças bem marcantes entre seus colegas ursinos. Eles estão bastante preocupados com o tamanho dos seus músculos e procuram ter grande massa muscular em seus braços, costas e pernas, mas nem se importam em ter uma barriga de cerveja bem charmosa. Também não estão, em seus planos, depilar seus corpos, mas, as vezes, sacrificam um pouco de sua barba, deixando um abundante e espesso bigode ou raspam tudo.


OTTERS / LONTRAS:
Homem Peludo, nem grande nem gordo

Uma lontra é um homem extremadamente peludo e magro, podem não ser, necessariamente, parrudos, nem gostar de ursos.


CHASER / CAÇADOR:
Homem que só gosta de Ursos, Filhotes, Papai, ou Gordinhos

Os Chassers são pessoas que só gostam de ursos, podem ou não ter as mesmas características físicas de um urso e não são, necessariamente, parrudos, peludos ou barbudos, mas, sim, gostam apenas de ursos.


ADMIRER / ADMIRADOR:
Homem que gosta do “Mundo dos Ursos”

Um admirador é um homem de qualquer tamanho corporal, que pode ter ou não pêlos, barba ou músculos. São, geralmente, amigos dos ursos e não estão interessados em estar dentro de uma categoria especifica, mas, sim, gostam do mundo “Bear”.



fonte: Portal Brasil Bears




Nenhum comentário: